ALGUMAS CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE AGAPORNIS

Agapornis

Espécies (selvagens tipos)
Nomes comuns e binomialFotografiaDescrição [ 2 ]Faixa


Agapornis personatus 



Masked Lovebird (Agapornis personata) pet on cage.png
14 centímetros (5,5 in) Grande. O verde eo amarelo. Tem penas da cauda azul.Nordeste da Tanzânia

 Agapornis fischeri 






Pap Pfirsichköpfchen Agapornis fischeri 070608 1.jpg
14 centímetros (5,5 in) de comprimento. Principalmente corpo laranja verde, superior e na cabeça, região lombar e na garupa azul, bico vermelho, branco eyeringsSul e Sudeste do Lago Vitória, no norte da Tanzânia

Agapornis lilianae






Agapornis lilianae 2c.jpg
13 cm (5) de comprimento. Principalmente ecológicos, incluindo dorso verde e alcatra verde, laranja cabeça, bico vermelho, branco eyeringsMalawi

 Agapornis nigrigenis 






Agapornis nigrigenis -Valls Zoo -Spain-4a-4c.jpg

14 centímetros (5,5 in) de comprimento. Principalmente verde, marrom escuro bochechas e na testa, garganta castanho-avermelhado e forecrown, tórax superior laranja, bico vermelho, branco eyeringsZâmbia

 Agapornis roseicollis 





Agapornis roseicollis -Peach-faced Lovebird pet on perch.jpg
15 centímetros (6 polegadas) de comprimento. Principalmente face laranja, verde, fundo azul menor e alcatra, bico cor de chifre
Namibia, Africa do sul e Angola
 Agapornis
 taranta
 



Agapornis taranta (female and male).jpg






16,5 centímetros (6,5 in) de comprimento. Principalmente bico verde, vermelho, algumas penas pretas das asas. O dimorfismo sexual: o macho só tem vermelho na testa e coroa, a plumagem do sexo feminino é todo verdeSul da Eritreia a sudoeste da Etiopia
Agapornis pullarius 



Agapornis pullarius.jpg







15 centímetros (6 polegadas) de comprimento. Principalmente verde com o vermelho no pescoço e rosto. O dimorfismo sexual: o macho tem mais extenso e um vermelho mais escuro no rosto e na cabeça, eo macho possui um bico vermelho mais escuro do que a fêmeaGrande parte da África Central
 Agapornis
canus
 





Grey-headed Lovebird.jpg

13 cm (5) de comprimento. Principalmente verde com verde mais escuro nas costas, bico cinza pálido. O dimorfismo sexual: o macho tem uma parte superior do corpo cinzento, pescoço e cabeça.Madagascar

Agapornis swindernianus
Stavenn Agapornis swindernianus 00.jpg










13,5 centímetros (5) de comprimento. Principalmente gola verde, marrom, que tem uma margem superior preto na parte de trás do pescoço, cinza escuro / bico pretoÁfrica Equatorial
Fonte: Wikipédia





Temperamento:

De maneira geral, os agapornis vivem bem em conjunto, com algumas lutas ocasionais, mas que nunca chega a ser nada mais sério. Podem ser criadas com outras espécies de periquitos, mas não convém juntar com aves mais pequenas ou mais frágeis. Pode criar tranquilamente duas aves numa gaiola, mas nunca deve juntar uma ave inadvertidamente em uma gaiola que já tenha outro animal instalado, já que a nova ave poderá ser vista como um ser estranho e vai ser tratada como tal pelo agapornis já existente na gaiola. Para evitar tal situação, o melhor a fazer é colocar as aves em gaiolas diferentes durante algum tempo, aproximando as gaiolas o maior tempo possível, para acostumá-las uma com a outras.

São aves enérgicas e activas, que utilizam quase todo o espaço que tem disponível. Os agapornis que se encontram em gaiola gostam de estar entretidos, e para isto existem brinquedos que podem ser adquiridos em qualquer loja de animais. A única condição é que os “brinquedos”, têm que ser suficientemente resistente para aguentar o forte bico desta ave.



Descrição:

O agapornis tem tamanho variado, dependendo da espécie, mas pode variar entre os 14 e os 16 centímetros, e vive entre os 10 e os 15 anos. Entre as espécies conhecidas, estão a roseicollis, nigrigenis, taranta, personata, cana, swinderniana, lilianae, fischeri, e pullaria. A única espécie que não é criada pelo homem é a agapornis swinderniana, que não se adapta em cativeiro.

A distinção entre machos e fêmeas não é muito fácil. Os criadores mais experientes podem conseguir distinguí-los de acordo com os ossos pélvicos, que são mais afastados nas fêmeas, mas este método tem uma eficácia de apenas 30%. E em alguns casos, a fêmea pode ser maior do que o macho, mas não necessariamente. Os agapornis são geralmente muito ruidosos e geralmente conseguem chamar a atenção de todos que estão à sua volta, apesar de não serem animais falantes como os papagaios, entretanto, podem balbuciar alguns sons humanos e palavras curtas. A fidelidade entre machos e fêmeas pode ser bem observado na espécie cana, que imita o comportamento um do outro o tempo todo.

Um factor comum nesta espécie são as mutações, que são tantas, que torna-se difícil descobrir uma ave com a plumagem original. Há mais de 40 tipos de cores diferentes reconhecidas.


Alojamento:

Estas aves podem ser tanto aves de gaiola, como tem sido mais vistas recentemente, ou em aviário em recinto fechado, ou até mesmo ao ar livre. De qualquer modo, a gaiola ou aviário devem ser feitos de um material resistente às bicadas das aves, que são potentes. Não é recomendado que coloque plantas ou outras coisas do género, já que os agapornis podem destruí-la rapidamente. Os agapornis gostam muito de voar e de fazer acrobacias, por isso, talvez a melhor alternativa seja uma gaiola mais alta do que larga. Não necessitam de qualquer aquecimento, mas se estão localizadas num ambiente externo, convém protegê-las da geada, e ter uma espécie de caixa ou abrigo para as noites mais frias.


Alimentação:

Quanto à alimentação, os agapornis devem ser alimentados com boas misturas para periquitos, que pode ser completada com quantidades pequenas de frutas, ervas, bagas silvestres, milho painço e alimentos verdes. É importante que durante a gestação, as fêmeas sejam alimentadas com alimentos à base de ovos, ou suplementos. Sempre que possível dever ter à disposição da ave, uma mistura de arenito.



Higiene:

Os agapornis gostam do banho, de maneira que as aves criadas em ambiente fechado devem poder tomar banho com facilidade regularmente, mesmo nos meses de Inverno, e, caso não o possam fazer, devem ser borrifadas com um borrifador de plantas com um jacto bem leve. O cuidado com o banho deve ser mantido principalmente nos meses de Verão. 


Reprodução:

São muito fáceis de criar, mas o acasalamento pode ser mais difícil, pela semelhança entre o macho e a fêmea desta espécie. Só é aconselhável fazer uma criação após o primeiro ano de vida das aves. Os agapornis constróem seu ninho com galhos ou qualquer outro tipo de material seco que são destruídos com o seu, já tão falado, forte bico. As fêmeas podem por entre três a cinco ovos, que chocam por cerca de 20 dias, aproximadamente. As crias só começam a apresentar plumagem após um mês e meio após saírem dos ovos. Os agapornis podem ter várias gestações por ano, mas deve ser evitado mais do que duas gestações no mesmo ano, para isto deve retirar a caixa de ninho.

Algumas vezes, após o nascimento das crias, os progenitores podem apresentar um comportamento mais agressivo, sendo apropriado retirar as crias quando isso ocorrer e a situação o permita. Quando se tornam independentes, há uma grande probabilidade das crias serem rejeitadas pelos progenitores, e neste caso, também devem ser separados, assim que possível.


                                                                                                                                                                                 Fonte "arca de noé,vivapets"




Trabalhando com as Cores dos Agapornis




Daremos agora alguns conceitos básicos sobre as Cores dos Agapornis e suas Combinações.








CRUZAMENTO DO VERDE NORMAL COM UMA MUTAÇÃO RECESSIVA
Verde normal
X
Azul
=
100% de Verde normal portador de azul
Verde normal portador de azul
X
Verde normal portador de azul
=
50% de Verde normal portador de azul
25% Verde Normal
25% Azul
Verde normal portador de azul
X
Azul
=
50% Verde normal portador de azul
50% de Azul
Verde normal
X
Verde normal portador de azul
=
50%  Verde normal
50% Verde normal portador de azul
Azul
X
Azul
=
100% de Azul
Esta tabela aplica-se ao cruzamento de um agaporni da cor selvagem ( verde) de qualquer espécie com uma mutação recessiva da mesma  espécie.
Ex:  Roseicollis verde X Roseicollis azul
       Fischer verde X Fischer azul
       Personata verde X Personata azul
       Nigrigenis Verde X Nigrigenis azul
       Etc.
Nesta tabela foi escolhida a mutação azul para facilitar a compreensão, mas podia ter sido escolhida qualquer outra mutação recessiva.
Para tal basta substituir a palavra azul pelo nome de outra mutação recessiva para sabermos quais os resultados desse cruzamento.

CRUZAMENTO DE UMA MUTAÇÃO DOMINANTE
Violeta DF
X
Azul
=
100% de Violeta SF
Violeta SF
X
Violeta SF
=
50% Vileta SF
25% Violeta DF
25% Azul
Violeta SF
X
Azul
=
50% Violeta SF
50% de Azul
Violeta DF
X
Violeta SF
=
50%  Violetas DF
50% Violetas SF
Violeta DF
X
Violeta DF
=
100% de Violeta DF
DF = Factor Duplo      SF = Factor Simples

CRUZAMENTO DE UMA MUTAÇÃO SEX-LINKED
Macho lutino
X
Fêmea normal
=
50%  Machos normais portadores de lutino
50% Fêmeas lutino
Macho normal
X
Fêmea lutino
=
50% Machos normais portadores de lutino
50% Fêmeas normais
Macho lutino
X
Fêmea lutino
=
100%  Lutinos
Macho normal portador de lutino
X
Fêmea normal
=
25% Machos normais
25% machos portadores de lutino
25% Fêmeas normais
25% Fêmeas lutino
Macho normal portador de lutino
X
Fêmea lutino
=
25% Machos normais portadores de lutino
25% Machos lutinos
25% Fêmeas normais
25% Fêmeas lutino
Nesta tabela foi escolhido o lutino como mutação sex-linked mas poderia ter sido escolhido o Canela Australiano, o Canela Americano ou o Opalino.

CRUZAMENTO DE UMA MUTAÇÃO PARCIALMENTE DOMINANTE
( FACTOR ESCURO)
Verde
X
Verde
=
100% Verde
Verde
X
Jade
=
50% Verde
50% Jade
Verde
X
Oliva
=
100% Jade
Jade
X
Jade
=
50% Jade
25% Verde
25% Oliva
Jade
X
Oliva
=
50% Jade
50% Oliva
Oliva
X
Oliva
=
100% Oliva
Jade = Verde com 1 factor de escurecimento   Oliva = Verde com 2 factores de escurecimento
Esta tabela também se aplica á mutação azul bastando mudar o Verde para Azul , o Jade para cobalto e o Oliva para Malva
Cobalto = Azul com 1 factor de escurecimento   Malva =  Azul com 2 factores de escurecimento
Fonte: Agapornis Criados a mão (José M.Nogueira)